Software Livre na geral

19 junho 2007

Ter computador é o suficiente para Inclusão Digital?

Tal pergunta, que por muitos já foi usada como uma afirmação, nos faz refletir sobre o verdadeiro sentido do termo Inclusão Digital.

Inclusão Digital não é apenas algo como matar a sede ou a fome de uma pessoa carente financeiramente, mas engloba toda uma cultura e filosofia por trás do ato de incluir alguém neste seguimento que é o mundo da tecnologia. É fácil fazer um ato filantrópico que aborde a fome de uma creche por exemplo, pois este ato resumiria-se a doações de alimentos, porém lhes pergunto se seria o mesmo com a Inclusão Digital, bastando apenas dar um computador para quem não possui um.

Em meu ver o termo vai além do ato de dar à quem não tem, afinal de contas de que adianta dar sem lhes apresentar o que é a Tecnologia, como utilizá-la e como fazer dela um meio de interação com a sociedade?

A inclusão Digital é então tudo aquilo o que se compreende por tornar parte integrante da sociedade que gira em torno da tecnologia uma pessoa ou uma comunidade por inteiro. O ato de alfabetizar alguém no mundo da informática apresentando-lhe ferramentas úteis para facilitar suas tarefas diárias e informatizá-las tornando-as mais rápidas, eficientes e seguras.

O mercado de trabalho torna-se mais exigente a cada dia, trazendo nos dias atuas por padrão a exigência de conhecimentos básicos de informática, o que muitas vezes acaba por tornar-se uma porta fechada para grande parte da população de baixa renda e que não possui contato com este tipo de tecnologia. E é justamente este o público que mais deve ser focado em ações de Inclusão Digital, tais ações que felizmente vem crescendo e aparecendo cada vez mais.

Exemplos constantes de Inclusão Digital são projetos de comunidades regionais que se empenham em organizar eventos que visam a apresentação de tecnologias assim como palestras e mini-cursos voltados para todos os tipos de público que se mostrem interessados em aprender de forma gratuita e de qualidade.

Eu não poderia deixar de citar por exemplo a Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel, Fortaleza - CE, onde existe o Centro Digital do Ceará, modernamente equipado com 16 computadores IBM ligados à internet. Utiliza o sistema livre Linux, facilitando e incentivando o uso do correio eletrônico, além das pesquisas através do uso de bases referenciais e textuais disponíveis na rede. Tal projeto utiliza-se da tecnologia Multi-Head, o que traz uma grande economia em termos de Hardware e gastos já que baseia-se no uso de uma CPU para mais de um monitor, teclado e mouse, ou seja, no caso da Biblioteca 1 CPU para 4 usuários ao mesmo tempo.

Existe também, um projeto desenvolvido na Associação Cultural Cearense do Rock (ACR) por comunidades de software livre do Ceará, onde utiliza-se máquinas mais antigas, sem perder o desempenho, ou seja, utilizando somente 1 computador relativamente potente como servidor, podemos prover acesso à internet por exemplo para um pátio contendo 16 máquinas mais antigas e ainda assim ter um ótimo aproveitamento dos recursos computacionais. O maior atrativo do projeto é o fato de ter essa estrutura montada sem os típicos gastos com licença de Softwares devido ao uso dos chamados Softwares Livres.

Não é nenhuma novidade nos dias de hoje encontrar pelas Universidades panfletos e cartazes divulgando algum evento voltado à Inclusão Digital com palestras e oficinas de capacitação abertos à sociedade com a devida qualidade necessária para voltar estas pessoas ao duro e cada vez mais exigente mercado de trabalho.

Por fim a Inclusão Digital é mais que dar acesso, mas sim alfabetizar as pessoas sobre como fazer proveito deste acesso de forma a fazê-las presentes dentro desta sociedade.

Kalib - Marcelo Cavalcante Rocha

6 Comentários:

  • Já havia lido esse artigo antes marcelo.
    Muito bem escrito por sinal.
    Fico feliz em saber q tenho companheiros tão bons ;D

    Inclusao digital realmente é algo a ser mais bem planejado!

    Por Blogger OscarFilho, às 09:51  

  • Não adianta dar só a vara, tem que ensinar a pescar.
    Bom artigo Marcelo, também já havia lido.
    Abraços e obrigado pela colaboração, já estava um porro postar sozinho =p

    Por Blogger Gilfran, às 21:20  

  • É, eu também já havia lido este.
    A inclusão digital é um passo muito importante para uma sociedade com um nível bom de educação. Na minha opnião, o mais certo seria informar a população para só então pensar em informatizá-la!

    Por Blogger :: diane ::, às 23:28  

  • Isso é fato..não adianta colocar pcs nas mãos de pessoas que não estão instruidas para o uso das mesmas...ou desperdiçar uma grana alta como o nosso governo pretende, ao invés de investir nas bases da educação..para uma inclusão social, e a partir daí sim uma inclusão digital decente.

    Por Blogger kalib, às 23:32  

  • Sim, valeu a pena.
    Obrigada :)

    ps; eu já comentei sobre esse teu texto, né? Oo

    Por Blogger Amanda Couto, às 14:12  

  • São iniciativas como essa que estão faltando nos dias de hoje...a inclusão digital é um passo fundamental para um país como o nosso.

    Parabéns pelo artigo. =]

    Por Anonymous Anônimo, às 22:39  

Postar um comentário

<< Home