Software Livre na geral

12 julho 2007

Linux – Só não usa quem não quer

Provavelmente você já ouviu falar no bixo chamado Linux, e muito provavelmente também já tenha ouvido comparações entre o próprio e outro sistema operacional chamado Windows. Neste artigo mostrarei que o Linux é um S.O. bem robusto e completo a ponto de poder ser utilizado tranquilamente como uma opção para seu pc.

Talvez o Linux, para muitos de vocês, possa parecer uma novidade, o que de fato não é mentira. O Linux em certo ponto é novidade no que trata à Desktops ou pcs de usuários domésticos. Porém, já vinha sendo utilizado por grandes empresas, bancos, universidades e outros órgãos que dependiam de grande estabilidade e segurança.

Este robusto sistema operacional foi se destacando no mercado inicialmente em redes e servidores, porém as coisas mudam, evoluem naturalmente. Não seria diferente com nosso amigo pinguim.

Com o passar do tempo, a comunidade se dedicou no desenvolvimento e aperfeiçoamento do Linux e em maneiras para torná-lo mais viável e amigável também para usuários domésticos. Agora você deve estar se perguntando: “Mas para que? Já não temos o Windows para isso?” Na verdade esta pergunta também foi feita pelos coordenadores de TI em empresas e bancos que utilizam Linux a mais tempo em seus servidores. Mas as coisas começaram a fazer sentido e respostas foram aparecendo para esta e outras perguntas.

Como deve ser de conhecimento de todos vocês, o Windows, ao contrário do Linux, é desenvolvido por uma empresa, a tão poderosa e rica Microsoft. Como tal, é um Software Proprietário, ou seja, para se poder utilizar o Windows em seu computador você precisa pagar por esta licença de uso. Não sei se você já pesquisou isso, mas não é uma quantia muito simbólica, digamos assim. E então algumas pessoas se perguntam: “Bom, certo, eu pago por esta licença e terei um sistema operacional rodando nas 8 máquinas de meu escritório, certo?” E eu lhe respondo: Errado! Para cada uma delas você terá que pagar uma licença. E não acaba por aí. De que serve um computador apenas com o Sistema Operacional instalado? Todo computador precisa de softwares e aplicativos como por exemplo o Word, Excel, PowerPoint... Citei estes porque são geralmente os mais utilizados em escritórios. Pois bem, além da licença do Windows, você ainda teria que pagar pela licença destes aplicativos e outros que desejar utilizar.

Então: “Pronto, depois de ter gasto uma verdadeira fortuna para “legalizar” meu escritório em termos de sistema operacional e softwares, agora pelo menos terei minha sala com máquinas robustas e que darão conta de minhas necessidades!” Na verdade não é bem assim. Se estes computadores se conectam à internet, prepare-se para ter de comprar outra licença. A de um bom Anti-Vírus. Vírus são uma praga muito constante em computadores conectados a internet. Quem aqui nunca teve de formatar, perder dados ou mesmo pagar técnicos para limparem seu pc pois o mesmo estava infestado de pragas virtuais como vírus, spywares dentre outros tornando assim impossível trabalhar?

Aqui entraria o grande diferencial. E se eu resolvesse utilizar Software Livre nesse meu escritório? Eu não precisaria pagar nenhuma das 8 licenças para ter um sistema operacional nas máquinas, pois eu utilizaria Linux. Também não pagaria licença alguma com softwares e aplicativos de escritório, pois eu optaria pelo OpenOffice, por exemplo, que traz aplicativos de edição de texto, planilha, dentre outros. O próximo passo seria um anti-vírus. Bom, eu poderia instalar um que fosse livre também, porém minhas preocupações com vírus iriam diminuir em pelo menos 95% já que o Linux é um sistema bem mais seguro com relação a isso por funcionar com um método de permissões para se executar aplicativos ou arquivos.

Até aqui não tive de gastar nada para deixar meu escritório “legalizado”. Porém, é claro, tudo tem seu preço. Atualmente o mercado ainda se encontra um tanto quanto carente de pessoas capacitadas a trabalhar na área, portanto provavelmente eu teria de pagar por um treinamento de meus funcionários, o que não sairia por mais que 15% do valor total que eu teria gasto utilizando Software Proprietário.

Nos dias de hoje o Linux vem ganhando bastante espaço para uso doméstico. A quantidade de aplicativos que temos disponíveis livremente conseguem suprir toda nossa necessidade com relação à um computador. São softwares para multimídia, edição de imagens, programação, navegação, envio de emails, jogos, escritório, análises, dentre vários outros tipos.

Atualmente pelo menos 80% das páginas de internet existentes estão rodando em servidores Linux, mostrando assim sua força no ramo de servidores com segurança e estabilidade, assim como o navegador Firefox que recentemente vem ganhando cada dia mais espaço.

Finalizo este artigo com uma única frase:
Hoje em dia só não usa Linux quem não quer!

.::Kalib / Marcelo Cavalcante Rocha

3 Comentários:

  • Olá. Gostaria de fazer uma sugestão. Pq vcs não promovem mais eventos em Universidades e Faculdades divulgando esse S.O.? Seria bastante interessante para a classe acadêmica e para a Pesquisa obter novos recursos que otimizassem ainda mais o período de realização de trabalhos.
    Marília Mei
    acadêmica da UFC

    Por Anonymous Anônimo, às 13:35  

  • Olá Marília..
    Na verdade os eventos geralmente são feitos em universidades...
    Este ano já tivemos dois: FLISOL - Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre que aconteceu na FIC e em seguida tivemos o SESOL - Semana de Software Livre da UFC, que como o nome já diz, aconteceu na UFC.
    ;]

    Por Blogger kalib, às 09:45  

  • muti dovete stare!!!

    Por Anonymous Anônimo, às 13:21  

Postar um comentário

<< Home